segunda-feira, 18 de julho de 2011

O SER HUMANO NÃO ESCOLHE NASCER - Pe. João Batista Libanio


CAMINHO DA CONFIANÇA

----o----
O ser humano não escolhe nascer.
Outros decidiram pôr-nos, no mundo.

A vida, sob o olhar imediato, é-nos dada pelos pais. Bastaria o mínimo pormenor que.não os tivesse aproximado e/ou que lhes tivesse tirado o desejo de gerar-nos, e não estaríamos habitando o planeta.

Nascemos da liberdade ou mesmo da casualidade de outros, mas não de nós.

www.google.com

Num segundo momento, surge o cuidado – mais uma vez de outros para conosco ; o animal segue o ritmo do instinto. Não existe dom nem escolha. Funcionam leis procriativas, fruto de longuíssimo processo evolutivo. Apenas parido, ele luta para subsistir sem cuidado de ninguém. Lá aonde nunca chegou o olhar humano, as vidas animais seguem o ciclo da natureza com sucessos e fracassos, com novidades e extinção.

www.google.com

O recém-nascido, largado a si mesmo, não sobrevive. E se é verdade o fato de Amala e Kamala – crianças da Índia que, abandonadas pela mãe, foram criadas por loba -, a história mostra que não adquiriram nenhum comportamento humano. De ser humano, só tinham a parte genética.

A criança estabelece, especialmente com a mãe, uma primeira atitude de confiança, antes mesmo que lhe brote a consciência. O ser humano basicamente só existe se confia.
Eis o primeiro caminho existencial.

À medida que se cresce, a confiança ultrapassa a dimensão primeira, quase instintiva, para amadurecer na liberdade. E se algum rompimento interferir nesse processo,
a criança paga pesado preço existencial.


Se paramos um instante para pensar, constatamos que a estrutura da confiança atravessa todo o nosso dia. Confiamos em milhares e milhares de pessoas para comer, andar pela rua, morar em casa, trabalhar, estudar, rezar etc. Em todo ato humano, há um braço em que nos apoiamos.

J. B. Libanio, sj

------------------------------------------------------------------
 Sobre Pe. J.B.Libanio:





Acessando o LINK abaixo você terá acesso ao rico acervo de todos os
escritos do Pe. João Batista Libanio(publicações, artigos, livrso etc);
o vídeo acima e alguns mais que falam sobre sua vida e  formação;
suas palestras e seminários, também podem ser encontrados
neste LINK.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

mais uma vida