terça-feira, 26 de julho de 2011

TERAPIA COMUNITÁRIA - Atividades de JULHO


Nossas gestantes reunidas no último dia 13, no Salão Paroquial da Igreja N. Sra. de Fátima de Boa Viagem, para
as atividades de TERAPIA COMUNITÁRIA.

Projeto Gênesis

Você sabe o que é TERAPIA COMUNITÁRIA?


(Re)unir pessoas. Trocar experiências. Participar de vivências. Expandir conhecimentos e pontos de vista sobre emoções que todos nós sentimos, através de ações de inclusão social e diversidade cultural. Esses são alguns dos objetivos da Terapia Comunitária(...)
A Terapia Comunitária é caracterizada por um espaço de convivência social. Representa uma oportunidade das pessoas buscarem – e encontrarem – uma rede social de apoio. Isto, independente de idade, classe social e nível de instrução.
Trata-se de encontrar um grupo social de acolhimento. As vivências terapêuticas são baseadas em partilhar emoções que fazem parte da vida de todo ser humano. Muitas vezes, uma pessoa pode apoiar outra por ter vivenciado e encontrado solução para os mesmos problemas e pode também ser ajudado simultaneamente, uma vez que o problema do outro pode ser semelhante ao seu.
O resultado terapêutico é atingido de forma individual, mesmo diante de histórias e narrativas compartilhadas, pois todo participante sente e percebe de acordo com suas vivências pessoais. A presença e participação do outro é importante e é o referencial de apoio e das diferenças culturais. A cada encontro, é possível também observar o resultado coletivo, através das construções e produções do grupo, durante o processo de terapia.



mundopequeno1.jpg


Terapia Comunitária (TC) é uma modalidade de trabalho terapêutico criada pelo médico psiquiatra brasileiro Adalberto de Paula Barreto, da Universidade Federal do Ceará há cerca de 21 anos, e que neste momento  expande-se no Brasil e em outros países, pelos evidentes benefícios que aporta quando adequadamente aplicada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

mais uma vida