sábado, 12 de maio de 2012

Projeto Gênesis - Terapia Comunitária





Um pouco mais sobre os benefícios da Terapia Comunitária

“quando a boca cala os órgãos falam, quando a boca fala os órgãos saram”

A experiência da Terapia Comunitária é muito positiva. O Grupo Gênesis usa desta prática para discutir, sublimar e trocar vivências entre as gestantes; em uma terapia como essa todos saem ganhando. Os mediadores e orientadores da prática acabam por se "tocarem" e afirmam ser beneficiados pelas experiências ali vividas. É um momento de entrega, humildade, crescimento e muita generosidade; ajudar uns aos outros expondo nossas fragilidades...


A notícia abaixo refere-se a experiência de um grupo de pessoas que se propuseram a participar em uma Roda de Terapia Comunitária em um parque de São Paulo, sendo essa ação uma prática do lugar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Como funciona a roda da terapia...

Em uma roda de terapia comunitária qualquer um que sentir vontade pode falar, desabafar um incômodo, o que está lhe tirando o sono, mas é eleita uma questão apenas. A partir daí, as outras pessoas podem perguntar para compreender melhor o caso e compartilhar suas experiências. E, é a partir desse leque de relatos, que cada um vai tirando o que é proveitoso para sua experiência individual, para lidar melhor ou mudar de perspectiva em relação aos seus próprios problemas.
Neste contexto, os terapeutas comunitários atuam como mediadores. Procuram estimular a partilha de experiências de vida que promovam uma transformação e, ainda, valorizem o saber produzido pela vivência de cada um.

“O interessante é que ao escutar o outro falando muitas vezes a pessoa se dá conta de quantos recursos tem para a vida que não percebia. Essa troca resgata a autoestima das pessoas”, relata a psicóloga, doutora em psicologia clínica e terapeuta comunitária Marilene Grandesso, também coordenadora do polo de formação em terapia comunitária Interfaci.
De acordo com Marilene, ao ter seus saberes e competências reconhecidos, as pessoas se sentem mais fortes, mais capazes para enfrentar os desafios e as dificuldades da vida.



Alívio do sofrimento

Os benefícios, entretanto, variam de acordo com o grupo atendido, mas na maior parte das vezes há um sentimento comum; o alívio por desabafar.

Lucia M. S., de 39 anos, relatou um caso de conflito familiar sério em uma das rodas de terapia comunitária de São Paulo. Nem sua família, que mora no Piauí, sabe o que ela está passando. “Às vezes eu deito e penso o que será da minha vida, hoje mesmo cheguei aqui com muita angústia, e saio com mais força e coragem após ouvir o depoimento das pessoas”, conta. A filha de Lucia, Luana S. M, de 15 anos, também estava na roda e diz ter saído do encontro com mais coragem, força de vontade e com a certeza de que “nada é como a gente quer”.

Lucia não teve o tema eleito e, mesmo assim, pôde se beneficiar das histórias das pessoas. De acordo com Marilene, “vivemos nossas vidas de acordo com as histórias que construímos sobre as experiências vividas. A história dos outros faz com que revisitemos as nossas próprias histórias”. E isso pode trazer um novo ponto de vista e perspectiva da situação.
As vivências dos outros podem dar pistas de superação, às vezes ficamos tão focados no problema que não vemos mais solução.


Fonte:

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2010/11/05/terapia-comunitaria-traz-alivio-ao-sofrimento-causado-por-conflitos-emocionais-e-familiares.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mais uma vida