quarta-feira, 24 de agosto de 2011

BARRIGA PARA CIMA É A OPÇÃO MAIS SEGURA PARA O SONO DO SEU BEBÊ

www.google.com


Risco de morte súbita é reduzido em 70% na posição de barriga para cima.






Dado desmente crença de que bebê pode aspirar o próprio vômito.


Sono dos pequenos

Barriga para cima é a opção mais segura

Uma das principais causas de morte entre os bebês – a chamada síndrome da morte súbita - pode ser evitada. A boa notícia acaba de ser publicada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que recomenda que os pais procurem posicionar os bebês de barriga.

A recomendação foi baseada em vários estudos clínicos internacionais. Para os pais que ainda têm dúvidas a respeito do assunto listamos as principais questões sobre a posição ideal para o sono dos bebês, confira:

1. O que é morte súbita infantil (MSI)?

É a morte inexplicável e repentina de um bebê,diagnosticada por exclusão: quando não se acham outras causas que podem explicar a morte da criança. Também é conhecida como morte do berço, pois acontece enquanto o bebê está cochilando ou dormindo. A morte súbita é uma das maiores causas de mortes entre bebê até um ano de idade. Ocorre mais frequentementenos primeiros meses de vida, em geral nos meses de inverno.

2. Qual é a causa da morte súbita infantil?

A causa da MSI é desconhecida, mas foram identificados fatores que aumentam o risco de morte súbita:

- bebê que dormem de bruços ou de lado;

- exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento a exposição ao fumo no ambiente;

- consumo de álcool e drogas durante e após a gestação;

- falta de aleitamento materno;

- uso de colchões ou travesseiros muito moles e fofos;

- presença de brinquedos, travesseiros, rolinhos e outros objetos no berço que podem sufocar o bebê;

- superaquecimento do bebê;

- nascimento prematuro ou bebês com baixo peso ao nascer.

3. Qual a posição mais segura para o bebê dormir?

A orientação dos especialistas é que você sempre coloque o bebê para dormir de barriga para cima, seja para uma soneca no meio da tarde, seja à noite e não importa se é em casa, na creche ou na casa da avó. Por isso oriente todas as pessoas que irão lhe ajudar a cuidar do bebê que sempre o deitem de barriga para cima.


 www.amamentar.net



4. Como tornar mais seguro o sono do bebê?

Estudos mostram que o simples fato de colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita. Também existem outras orientações que ajudam a evitar a MSI:

- evitar o excesso de roupas e fraldas que possam dificultar os movimentos do bebê superaquecer seu corpo;

- deixar os braços do bebê livres, para fora das cobertas, assim, evita-se que ele deslize na cama e fique com a cabeça embaixo das cobertas;

- deixar a cama livre de almofadas, travesseiros, “cheirinhos” (paninhos usados por algumas crianças para dormir), bichos de pelúcia e outros brinquedos que possam dificultar a respiração do bebê;

- a temperatura do quarto deve ser confortável para um adulto vestindo roupas leves. O bebê não deve parecer quente ao ser tocado.

5. Colocando o bebê para dormir de barriga para cima ele não pode se afogar com o próprio vômito?

Esse pensamento é uma crença popular incorreta. Ao deitar de lado ou com a barriga para baixo o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebês a parte do cérebro que controla este reflexo não está desenvolvida. Por isso, ele acaba morrendo por asfixia. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”. Dr. Cesar Victora, doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pesquisador da UFP ele é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o vômito: “é melhor engasgar do que morrer”.

6. Então não se deve deixar o bebê dormindo del ado?

Não. Os riscos de dormir de lado são semelhantes adormir de barriga para baixo. A posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de bruços. Quando o bebê dorme de lado, além de poder asfixiar-se com um ar viciado, ou seja, o ar que ele mesmo respira, a criança pode futuramente ter complicações na coluna e no pescoço, pois como elas estão em fase de formação e seus corpos são muito frágeis.



Foto: PubliVídeo

7. Desde quando o bebê deve começar a dormir debarriga para cima?

O bebê deve começar a dormir de barriga para cima assim que seja possível, logo após seu nascimento. É importante levar em contaque que os bebês devem se acostumar com essa posição lentamente.

8. Até que idade é preciso se preocupar com aposição correta para o bebê dormir?

A MSI atinge bebês de até um ano de vida. Portanto, até o bebê completar essa idade é preciso ficar atento com a posição correta para ele dormir: de barriga para cima!

9. Quando é possível deixar o bebê em outrap osição?

Quando o bebê estiver acordado, pode ser colocadode barriga para baixo desde que acompanhado por um adulto. Essa posição érecomendada para o fortalecimento da musculatura e desenvolvimento do bebê.

10. Quem recomenda que os bebês devem dormir de barriga para cima?

As evidências científicas são inquestionáveis e asacademias de pediatria dos EUA e Inglaterra, por exemplo, já recomendamfortemente deitar o bebê de barriga para cima. Os países que promovem deitar obebê nessa posição reduziram as mortes súbitas em 50%. A Sociedade Brasileirade Pediatria também faz esta recomendação e a Pastoral da Criança orienta asmais de 1,4 milhão de famílias acompanhadas que os bebês devem dormir de barriga para cima.


www.google.com



sábado, 13 de agosto de 2011

PAI NOSSO... PAI DO CÉU!

4977566470_3d8a485477_large
http://weheartit.com/entry/9557792
 

Oferecemos essa linda Oração em forma de canção,
desejando que o Nosso Pai do Céu
ILUMINE, ABENÇÔE e GUARDE
todos os PAIS das futuras mamães do nosso projeto,
bem como todos os pais do mundo;
para que eles possam assumir e exercer com
responsabilidade, dignidade, honra e orgulho
a missão deste dom oferecido por Deus: o de ser PAI!
Em nome do PAI do FILHO e do ESPÍRITO SANTO, Amém



 

 
 
 
Tumblr_ln8s58uvle1qcv7xco1_500_large
http://weheartit.com/entry/12014188


 

DE VOLTA PRA CASA...





segunda-feira, 1 de agosto de 2011

HOJE É O DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO !

http://br.olhares.com/amamentar_foto2886921.html

 

 

40% das crianças até 6 meses são alimentados com leite materno


Por em 01 de agosto de 2011

 No primeiro dia da Semana Mundial da Amamentação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou hoje (1º) que menos de 40% das crianças menores de 6 meses em todo o mundo são alimentadas exclusivamente com leite materno.
De acordo com o órgão, mais de 170 países – incluindo o Brasil – celebram a data em uma tentativa de aumentar os índices. O aleitamento materno exclusivo constitui uma estratégia eficaz na redução da mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos.
De acordo com a diretora-geral assistente da OMS, Flavia Bustreo, a introdução ao leite materno logo nos primeiros dias de vida do bebê, o regime exclusivo nos primeiros seis meses e a permanência do alimento na dieta até pelo menos os 2 anos de idade podem reduzir em um quinto a morte de menores de 5 anos.
(Agência Brasil)


DEZ MOTIVOS PARA AMAMENTAR SEU BEBÊ

1. O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebê.

2. Até os seis primeiros meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro tipo de alimento. Basta o leite materno.

3. A criança que mama no peito cresce e se desenvolve melhor. Lembre-se: os seis primeiros meses de vida são os mais importantes para o desenvolvimento do bebê.

4. A digestão do leite materno é mais fácil: diminui a chance de enjôos e cólicas.

5. O leite materno previne infecção, obesidade, colesterol alto, diabetes. O bebê cresce mais forte e sadio.

6. Está comprovado que bebês alimentados somente com o leite materno nos primeiros seis meses de vida ficam menos sujeitos à alergia.

7. O leite materno é de graça, está sempre pronto, e na temperatura ideal.

8. Amamentar previne hemorragias maternas no pós parto.

9. Amamentar diminui o risco de câncer de mama e de ovário.

10. Além de tudo, amamentar é um ato de amor e carinho tanto para a mãe quanto para o bebê. Observe como seu filho fica mais tranquilo quando você o amamenta.

Ministério da Saúde



Dicas de como AMAMENTAR...




Manhã Viva - TV Canção Nova sobre amamentação...




Campanha Nacional de Aleitamento Materno




SAIBA MAIS...